Idiomas:

Aquamação, a alternativa ecológica de cremação com água

Aquamação, a alternativa ecológica de cremação com água

Por: SAN MATHEUS - 28 de Novembro de 2025

A cremação tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto.

 
 
 

Quem acredita que existe apenas um jeito de cremar, está muito enganado.

 
 
 

Na verdade, existem métodos que utilizam inclusive água no processo.

 
 
 

Surpreso? Pois é, essa é a Aquamação e nós já vamos te explicar como esse método funciona.

 
 
 
preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a cremação, que talvez você não saiba.
 
 
 

CREMAÇÃO TRADICIONAL

 

No formato de cremação tradicional, é preciso estar atento ao tipo de caixão escolhido. Pois existem algumas regras aos quais se deve estar atento, há materiais que não podem ser levados para a câmara de incineração.

 
 
 

No método tradicional da cremação, o caixão ao invés de ser levado para o jazigo é levado para a sala refrigerada. Em seguida, ele é colocado inteiro dentro do forno no qual será submetido a uma temperatura de 1.200 °C.

 

O processo dura até 2 horas e restam apenas algumas partículas que em seguida são trituradas e se transformam nas cinzas que são colocadas na urna escolhida pela família.

AQUAMAÇÃO OU BIOCREMAÇÃO

Esse tipo de cremação também é conhecido como hidrólise alcalina ou cremação líquida.

 

É um método similar a cremação, mas sem fogo e sem a emissão de gases na atmosfera. Para isso, o corpo é submerso em uma mistura de água e hidróxido de potássio até que se dissolva totalmente. O que sobra desse processo são apenas os ossos.

Em seguida eles são secos e pulverizados em uma máquina. Os restos são entregues para a família e eles podem fazer como fariam com as cinzas.

Existem outros crematórios que criam seus próprios métodos com o intuito de reduzir a emissão de gases na atmosfera. No entanto, não é um outro tipo específico. Mas, a tendência é que surjam cada vez mais métodos similares a este, pois a preocupação com o meio-ambiente tem crescido dia após dia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS?

 

A principal diferença é com relação ao método como a “cremação" ocorre. Ao contrário do que muitos imaginam, o fogo não é a única alternativa.

 
 
 

Isso talvez atraia ainda mais a atenção das pessoas que pensam em realizar a cremação, mas não gostam de como o método mais tradicional funciona. Ou, não gostam da ideia de contribuir com a emissão de gases na atmosfera.

 
 
 

No entanto, muitas pessoas gostam da ideia de serem cremadas e não veem problema com o método tradicional. Se esse é o seu caso, nós da Funerária San Matheus podemos te ajudar!

 
 

Auxiliamos em todo o processo antes, durante e após a cremação.

 
 

Se você tem dúvidas sobre como funciona o procedimento, quais são os documentos e autorizações necessárias. Temos um time trabalhando 24h para sanar todas as suas dúvidas!